quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cientistas descobriram como fazer um sabre de luz?

     Cientistas descobriram uma forma completamente nova de matéria que se comporta do mesmo modo que os sabres de luz usados em “Star Wars”.
     A descoberta, reportada na Nature, foi feita por Mikhail Lukin, físico de Harvard, e por Vladan Vuletic, físico do MIT, após atirarem fótons (partículas de luz) através de uma nuvem de átomos de rubídio.
     “Enquanto o fóton entra na nuvem de átomos frios, sua energia excita átomos ao longo do seu caminho, fazendo com que o fóton desacelere drasticamente”, disse Lukin. Enquanto o fóton se move através da nuvem, essa energia é passada de átomo para átomo e, eventualmente, essa energia deixa a nuvem com o fóton.
     “É o mesmo efeito visto na refração da luz em um copo d’água”, explicou Lukin. “A luz entra na água, passa parte de sua energia para o meio e, dentro, existe como luz e matéria acopladas. Mas, quando sai, ainda é luz.”
     O processo que ocorre com os fótons na nuvem de átomos de rubídio é o mesmo, porém um pouco mais extremo: os fótons são desacelerados consideravelmente e muito mais energia é fornecida ao meio do que durante a refração da luz na água.
     Quando os cientistas atiraram mais de um fóton simultaneamente, notaram que as partículas de luz se juntaram para formar uma “molécula”.
     Por muito tempo, fótons têm sido descritos como partículas sem massa que não interagem entre si. Cruze dois feixes de laser e eles simplesmente passam um pelo outro como se não houvesse nada. “Moléculas fotônicas”, no entanto, comportam-se menos como lasers tradicionais e mais como um sabre de luz.


Cientistas descobriram uma forma completamente nova de matéria que se comporta do mesmo modo que os sabres de luz usados por Luke Skywalker e Darth Vader nesta cena de "Star Wars: O Império Contra-Ataca".
     “Não é uma analogia inapropriada comparar isso com os sabres de luz”, disse Lukin (Skywalker?). “Quando esses fótons interagem uns com os outros, eles se empurram e defletem uns aos outros. A física por trás dessas moléculas é similar ao que é visto nos filmes.”
     “Para o que isso será útil, não sabemos ainda. Mas, trata-se de um novo estado da matéria, então temos a esperança de que novas aplicações podem emergir enquanto continuamos a investigar as propriedades dessas moléculas fotônicas", afirmou Lukin.
(Fontes: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2433175/Have-scientists-accidentally-created-lightsaber-New-form-matter-discovered-seen-science-fiction.html, http://www.nature.com/nature/journal/v502/n7469/full/nature12512.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate