sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pequeno crustáceo é batizado em homenagem a Bob Marley

     Paul Sikkel, biólogo marinho da Arkansas State University, descobriu e batizou um pequeno crustáceo com o nome científico de Gnathia marleyi, em homenagem a Bob Marley. Esse crustáceo alimenta-se de sangue de peixes que habitam recifes de corais no Caribe.
     "Batizei esta espécie, que é uma verdadeira maravilha natural, com o nome de Marley em sinal de respeito e admiração por sua música", disse Paul Sikkel.
     Gnathia marleyi é uma nova espécie dentro da família dos gnatídeos e a primeira nova espécie a ser descrita no Caribe em mais de duas décadas.
     Esse pequeno crustáceo vive escondido em cascalhos de corais, esponjas do mar e algas. Os jovens são parasitas e infestam os peixes que passam pelos locais onde estão. Quando adultos, os Gnathia marleyi não se alimentam de nada. "Achamos que os adultos sobrevivem por duas ou três semanas com o que foi sugado durante a juventude. Depois, morrem, possivelmente após acasalarem", falou Sikkel.

Nova espécie de crustáceos parasitas batizada de Gnathia marleyi, em homenagem a Bob Marley.
     Cerca de 80% dos organismos dos corais são parasitas. Os gnatídeos são os parasitas mais comuns nos oceanos e são os principais causadores ou transmissores das doenças que atingem os peixes. Além disso, a saúde dos peixes está diretamente ligada à saúde dos corais, conhecidos como "florestas do mar", devido à alta biodiversidade. Sikkel e seu grupo de pesquisa estão monitorando a relação entre peixes e parasitas para analisar a degradação dos corais. 
     Sikkel descobriu o Ghnathia marleyi há dez anos nas Ilhas Virgens Americanas. Lá, a espécie é tão comum que ele achava que alguém já a tinha nomeado e descrito. Movido pela curiosidade, pediu para um dos pesquisadores do seu grupo investigar qual espécie era aquela e descobriu que ela não havia sido estudada a fundo.
     Marley não é o único famoso homenageado por pesquisadores. Um líquen já foi batizado em homenagem a Barack Obama; o comediante Stephen Colbert serviu de inspiração para uma nova espécie de abelha; Elvis Presley deu nome a uma vespa; e Bill Gates, a uma nova mosca de flor.
(Fonte: www.astate.edu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate